O Objetivo da Escrita SEL




A sociedade atual começa a se preocupar com as minorias, entre as quais se encontram as pessoas surdas. Entretanto, a inclusão dessas pessoas na sociedade implica a participação delas no mundo dos ouvintes e vice-versa. A participação das pessoas surdas nas mais variadas atividades da vida social passa pelo acesso delas à língua escrita, pois o patrimônio intelectual de nossa sociedade está registrado de forma escrita e diversas circunstâncias da nossa vida social exigem o uso da modalidade escrita.  Assim, a elaboração de um sistema de escrita para línguas de sinais pode abrir portas para as pessoas surdas quanto ao acesso ao conhecimento, uma vez que a aquisição de língua oral não é uma coisa tranquila para essas pessoas.
Se as crianças surdas puderem estudar com livros didáticos escritos na língua de sinais que elas dominam, a aprendizagem das diversas matérias será algo sem sofrimento para elas. Elas poderão ter acesso à literatura, etc. Uma escrita de sinais pode inclusive funcionar como uma forma de as pessoas surdas aprenderem também a escrita de línguas orais.
Esperamos que a escrita SEL cumpra o grande objetivo almejado com a sua criação, que é o de promover a inclusão das pessoas surdas no mundo letrado. Se este projeto for bem sucedido, o que está aqui proposto poderá contribuir com a transformação da vida das pessoas surdas para melhor. Os resultados dessa pesquisa poderão ser motivo de alegria em suas vidas, pois poderá proporcionar-lhes todos os benefícios que o domínio da escrita pode oferecer a alguém, como ficar mais bem informado, ter mais condição para lutar pelos seus direitos, desenvolver-se intelectual e psicologicamente, conseguir emprego mais facilmente e conseguir melhores empregos, entre outros. Enfim, esperamos que os resultados deste projeto  promovam as pessoas surdas enquanto criaturas humanas, ofertando-lhes melhores condições para sua formação integral.

5 comentários:

  1. Emocionante. Parabens! Abracos khice

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Khice. Você se comove porque é sensível e reconhece à necessidade que todos têm de acesso ao conhecimento e a uma forma mais eficiente de ampla expressão do que pensa e sente.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou estudante de Letras da Universidade Federal do Ceará. Achei fantástica a proposta! Li todo o seu artigo e, com a sua permissão, vou fazer uma resenha sobre o tema sistemas de escrita para a disciplina de Linguística.
    Acredito que seja um tremendo desafio e fruto de muito estudo criar um sistema de escrita para uma língua tão subjetiva, assim como também deve ser um grande desafio aprender o SEL, mas acredito na sua proposta e estou, aqui de Fortaleza, na torcida para que dê certo.
    Parabéns!

    Raquel Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,

      Muito obrigada pelo seu comentário e pelo incentivo. Vá em frente com o propósito de resenhar meu artigo e de escrever sobre qualquer das páginas desse blog.
      Caso queira mandar sua resenha para mim, pode enviar para sel.escrita@gmail.com

      Abraço,
      Adriana

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...